No caminho que trilhamos em busca dos nossos sonhos sempre encontraremos dificuldades (que eu prefiro chamar de desafios) e pessoas que podem nos ajudar ou nos atrapalhar. Estar bem acompanhado de pessoas que podem nos ajudar é um dos segredos da superação dos desafios. Precisamos estar atentos e saber lidar tanto com as pessoas que podem nos ajudar – e que eu chamo de pessoas nutritivas, como também estarmos alertas com a relação às pessoas tóxicas.

Observe, a partir de agora na sua trilha, que três tipos de pessoas nutritivas serão encontrados:

  1. Renovadoras: são aquelas que inspiram e dão energia aos seus sonhos. São pessoas que numa conversa acabam abrindo perspectivas e aumentam o seu entusiasmo.
  2. Refinadoras: elas afiam suas ideias com questionamentos e proporcionam momentos de reflexões sobre possíveis dificuldades. Chamam a sua atenção para cenários que sozinho você não tinha percebido e ajudam a identificar meios para superá-los. O resultado é que você se tornará ainda mais confiante.
  3. Refletoras: espelham o seu entusiasmo, sem acrescentá-lo e nem diminuí-lo. Ficam felizes por vê-lo em busca do que o tornará mais feliz e esta energia também só lhe fará bem.

Infelizmente o mundo não é somente um grande arco-íris. Algumas pessoas também se colocarão entre você e os seus sonhos. Dois são os principais tipos de pessoas tóxicas que tentarão lhe atrapalhar:

  1. Redutoras: tentam reduzir seus sonhos e esforços ao nível da zona de conforto delas. Você conhece pessoas que têm tanto medo do novo que quando vê alguém em busca de algo diferente elas se sentem incomodadas porque a apatia e a acomodação delas ficam realçadas. Elas tentam fazer de tudo para que a outra pessoa desista e assim elas também não precisarão fazer nada de diferente do que estão acostumadas.
  2. Recusadoras: negam seu talento, atrapalham seus esforços e impedem seus sonhos. São pessoas que têm a necessidade de tentar serrar as pernas dos outros para ficarem mais altas. Tentam desqualifica-lo e até se mobilizam para atrapalhar o seu caminho rumo aos sonhos.

Como lidar com as pessoas nutritivas? Procure, sintonize, encontre, desfrute e se contagie com o entusiasmo, a energia e as dicas que as pessoas nutritivas lhe transmitem!

Como lidar com as pessoas tóxicas? Ignore-as, deixe-as falando sozinhas ou faça cara de paisagem enquanto as pessoas tóxicas tentam lhe convencer da impossibilidade de você alcançar seus sonhos.

Lembre-se que você sempre poderá escolher entre se contagiar com as pessoas nutritivas ou se contaminar com as pessoas tóxicas. Escolha a sintonia certa e continue na busca de seus sonhos!

Pense nisto e um abraço do Evandro Mota