Implantação da Mentalidade de Campeão

Histórico:

Desde cedo envolvido com a prática de esporte, Evandro Mota foi atleta em nível competitivo:
Basquete – Botafogo F.R. (RJ) – Campeonato Carioca Infantil
Futebol de praia – Botafogo F.R. (RJ)
Futebol – General William Mitchell High School (Colorado Springs – EUA), Tottenham Hotspurs (Colorado Srings – EUA)
Futebol de salão – PUC(RJ) Campeonato Universitário, A.A.B.B.-Lagoa Campeonato Carioca Adulto, C.R.Vasco da Gama Campeonato Carioca Adulto.

No início da década de 80, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços relativamente baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a construir uma ameaça para as suas economias.Para as principais empresas norte-americanas e europeias, não restava outra alternativa, exceto a da identificação das razões para o sucesso competitivo japonês e sua “importação” para as suas “bases”.

A partir daí, verificou-se o início de um grande movimento mundial relacionado à TQM (Total Quality Management) – conceito de Gerenciamento da Qualidade Total. Durante um período de aproximadamente 10 anos, pesquisadores e empresários de diversos países ocidentais procuraram identificar o “DNA” do sistema de gestão japonês, no intuito de poder adaptar suas características principais à realidade de seus países.Disputando o Campeonato Carioca de futebol de salão e terminando o seu curso de engenharia na PUC, Evandro teve acesso aos conceitos básicos da T.Q.M. e a partir daí lhe ocorreu uma ideia: aplicar tais conceitos em si mesmo na área esportiva para melhorar o seu desempenho. Os resultados foram altamente positivos e logo compartilhados com outros atletas de diferentes modalidades esportivas. O boca-a-boca de tais resultados foi se espalhando e responsáveis pela preparação de equipes esportivas de outros esportes começaram a procurá-lo.

Desde então esse trabalho foi sendo aperfeiçoado e vem sendo aplicado em equipes de futebol profissional no Brasil, no exterior e em seleções brasileiras de diversas modalidades esportivas.As grandes conquistas são resultantes de construções coletivas bem feitas e, na atualidade, a preparação qualificada de equipes de alto rendimento exige uma abordagem sistêmica, muito além da preparação técnica, tática e física. Num cenário de alta competitividade o grande diferencial pode ser o desenvolvimento de uma Mentalidade de Campeão em todos os envolvidos no processo. Ter atletas mentalmente fortes para suportar as pressões inerentes do esporte de alto rendimento através de uma preparação adequada, específica e continuada é a meta desta metodologia. Ela é constituída de um conjunto de princípios, conceitos, valores, estratégias e procedimentos, individuais e coletivos, voltados para a melhoria de desempenho. Este é o foco de todo o trabalho: melhoria de desempenho através da implantação da Mentalidade de Campeão. Por falta de conhecimento alguns ainda associam este método a um trabalho apenas de “motivação”. Mas na verdade é uma metodologia que visa à melhoria de desempenho. Além de equipes olímpicas brasileiras medalhistas em Atlanta 1996 (futebol e das duas duplas feminina de vôlei de praia), esta metodologia também ajudou na preparação de mais de quarenta equipes de futebol profissional no Brasil e no exterior. Na Seleção Brasileira foi utilizado em duas Copas do Mundo (1994 e 1998) e nas eliminatórias de 2006. Em setembro de 2014 Evandro Mota foi convidado para fazer parte da Comissão Técnica da Seleção Brasileira, sob o comando do Técnico Dunga, para desenvolver o trabalho de Mobilização de Grupo.

Em pouco mais de trinta anos a aplicação desta metodologia contribuiu na preparação de muitas equipes de futebol profissional ganhadoras de títulos. Evandro Mota tem no seu currículo todos os principais títulos que um profissional de futebol poderia obter no Brasil – Campeonatos regionais (em sete diferentes Estados), Campeonatos Brasileiros (Séries A, B e C), duas Copas do Brasil, três Copas Libertadores da América, uma Copa Sul-americana, uma Recopa Sul-americana, um Mundial de Clubes FIFA e um Mundial de Seleções. Em 2012 criou e, até junho de 2015, coordenou o Gabinete de Excelência Competitiva (GEC) no Sport Lisboa e Benfica (Portugal). Neste período esta Metodologia contribuiu na preparação da equipe profissional daquele Clube que alcançou na Temporada 2013/14 a 5ª colocação do Ranking da UEFA e duas finais consecutivas da Liga Europa. No âmbito Nacional o SL Benfica conquistou seis títulos neste período, com um Bicampeonato Nacional que não conseguia há mais de trinta anos e na Temporada 2013/14 conquistou todas as quatro competições portuguesas, algo até então inédito.
Em julho de 2015 Evandro Mota se transferiu para o Sporting Clube de Portugal e já colaborou na conquista da Supertaça de Portugal 2015.

Co-autores:

Desde 1982 a metodologia foi sendo aperfeiçoada na prática e agregando novos conhecimentos, além da Qualidade Total, visando à melhoria de desempenho com a implantação da Mentalidade de Campeão. Além disso, o trabalho também foi sendo enriquecido pela convivência, sugestões, críticas e opiniões de Treinadores e profissionais vencedores da área esportiva. Alguns Treinadores que já utilizaram este trabalho com suas equipes e colaboraram com sugestões que aperfeiçoaram ainda mais este treinamento: Abel Braga, Adilson Batista, Andrade, Antônio Clemente, Bernardinho (vôlei), Cabralzinho, Caio Júnior, Carbone, Carlinhos, Carlos Alberto Parreira, Carlos Alberto Torres,Cuca, Edgar Pereira, Edinho, Alexandre Gallo, Geninho, Gerson Andreotti, Giba, Guilherme Macuglia, Marcelo Martelotti, Guto Ferreira, Hélio dos Anjos, Heleninha (basquete), Ivo Wortmann, Jair Pereira, Joel Santana, Jorge Barros (vôlei), Jorge Fossati, Jorge Jesus (S.L.Benfica), Jorginho, Josué Teixeira, Lazaroni, Leomir, Levir Culpi, Marcelo Oliveira, Márcio Araújo, Márcio Fernandes, Marcus Vinícius, Mário Sérgio, Maria Helena Cardoso (basquete), Marinho Peres, Nelsinho Baptista, Nelson Rodrigues, Oswaldo de Oliveira, Otacílio Gonçalves, Paulo Autuori, Paulo César Gusmão, Pepe, Renato Trindade, Renê Weber, Ricardo Gomes,Ricardo Pinto,Tite, Vágner Mancini, Vadão, Valdir Espinosa, Valdemar Lemos, Wilson Gotardo eZagallo.Outros importantes co-autores: Américo Faria, Branco, Cleber Xavier, Dunga, ElioCarraveta, Fábio Mahseredjan, Fernando Carvalho, Flavio Tenius, Gilvan Santos, Hortência (basquete), Jairo Leal, Jairo dos Santos, João Paulo Medina, Leovegildo Júnior, LuisMatter, Moraci Sant’Anna, Nuno Cobra, Oscar Schmidt, Paula (basquete), Paulo Paixão,Rene Simões,Rubens Minelli, SheuHan (S.L.Benfica), Telmo Zanini e Zico.

Área esportiva:

•Seleção Brasileira de basquete feminino (Técnicas Maria Helena Cardoso e Heleninha)

•Seleção Brasileira e vôlei feminino (Técnicos Jorge Barros e Bernardinho)

•Duplas femininas de vôlei de praia:Mônica e Adriana (Campeãs Mundiais e medalha de prata em Atlanta), Jacqueline e Sandra (Bicampeãs mundiais e medalha de ouro em Atlanta), Sandra e Ana Paula (Olimpíadas de Atenas)

•Futebol profissionalGuarani Futebol Clube (SP), Clube Atlético Sorocaba (SP), Boa Vista S.C. (RJ), Clube do Remo (PA), E.C. Juventude (RS), Villa Nova A.C. (MG), Avai F.C. (SC), Brasiliense (DF) (Vice-campeão do Distrito Federal 2001, Campeão Brasileiro Série C 2002, Campeão Brasileiro Série B2004, Campeão Brasiliense 2005), E.C. Santo André (SP), Ituano F.C. (SP), Etti Jundiaí Futebol Ltda (SP) (Campeão Paulista A-2 2001 e Campeão Brasileiro Série C), Paulista Futebol Ltda de Jundiaí (SP) (Campeão da Copa Brasil de 2005), Fluminense Football Club (RJ) (Campeão Série C em 1999, Campeão da Taça Rio 2005, Campeão Carioca de 2005, Vice-Campeão da Copa do Brasil 2005), Santa Cruz F.C. (PE) (Vice-campeão da Série B em 1999), CoritibaFoot Ball Club (PR)(Tricampeão Paranaense 2012),Grêmio Football Portoalegrense (RS), São Paulo Futebol Clube (SP), Esporte Clube Bahia, S.E.Palmeiras (SP), Santos Futebol Clube (SP) (Vice-campeão Paulista de 2000, Temporada 2005), Goiás Esporte Clube (GO) (Finalista do Campeonato Brasileiro de 1996), Paraná Clube (PR) (Tricampeão paranaense), Atlético Paranaense (PR) (Campeão Brasileiro de 2ª Divisão de 1995,Semi-finalista Copa Sul-Americana de 2006), Sport Clube Recife (PE) (Campeão Pernambucano de 1997), Sport Club Internacional (RS) (Campeão Gaúcho de 1999 e de 2008 – Invicto, Vice-Campeão Brasileiro de 2006, Campeão da Taça Libertadores da América 2006, Campeão da Recopa Sul-americana 2007, Campeão da Sul-americana 2008 e Campeão Mundial FIFA de 2006), Botafogo F.R. (RJ) (Campeão Brasileiro de 1995, Campeão Carioca de 1996 e Campeão Estadual de 1997), Cruzeiro Esporte Clube (MG) (Bicampeão Mineiro de 1997, Campeão da Copa Libertadores da América de 1997 e Vice-campeão Inter-clubes de 1997), Sport Club Corinthians Paulista (SP) (Campeão Paulista de 1997, Campeão da Copa do Brasil de 2002, Campeão do Rio-São Paulo de 2002, Vice-Campeão Brasileiro de 2002), C.R. Flamentgo (RJ) (Vice-campeão da Supercopa 96, Vice-campeão da Copa do Brasil e finalista do Campeonato Brasileiro de 1997, Campeão da Copa Mercosul de 1999, Campeão da Taça Guanabara de 2004, Campeão Estadual de 2004 e Vice-Campeão da Copa do Brasil 2004), Guaratinguetá F.L (SP), Nacional Esporte C. L.( MG) e Red Bull Brasil (SP).

•Seleções Brasileiras de futebol:Seleção Brasileira Sub-20 (Vice-Campeã Sul-americana de 2004, Terceira colocada no Mundial de 2005)Seleção Brasileira Sub-17 (Campeã Sul-americana de 2005, Vice-Campeã Mundial de 2005), Seleção Sub-15 (Campeã Sul-americana de 2005), Seleção Principal:Copa América (95), Pré-Olímpica (96) (Campeão), Olímpica (96) (Medalha de bronze em Atlanta), Tetracampeã do Mundo (94), Vice-Campeã do mundo (98), Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006.